A liderança
dentro do mercado imobiliário é fator decisivo no sucesso dos negócios de toda
imobiliária. São as lideranças dentro da empresa que guiarão e poderão manter
viva a chama de toda a equipe para alcançar os objetivos.
Diretores, gerentes
de equipes, gerentes de recursos humanos, financeiro, marketing. Todos necessitam
de habilidades de liderança para “conduzir” suas equipes.
Algumas
dicas daremos neste post para que você, gestor, possa cultivar e desenvolver o
espírito de liderança em você.
Um líder
precisa conduzir sua equipe pelo exemplo. Todos os membros da sua equipe sabem como
fazer suas tarefas, logo, o líder precisa inspirá-los a fazer com o máximo de
dedicação, cuidado e paixão. Inspirar a trabalhar de forma harmoniosa e consonante
com os objetivos da empresa.
Por isto, não
se deve incentivar ou alimentar atritos entre membros da equipe, nem para
tentar incentivar uma disputa por metas. Colaboradores não são concorrentes. O
único concorrente de um colaborador é ele mesmo quando procrastina, boicota seu
atendimento, perde tempo com atividades de fuga da reponsabilidade.
O mercado
muda e as expectativas precisam ser revistas. E, por isto, as ações de médio e
longo prazo precisam ser ajustadas para que se tenha o maior aproveitamento
dentro de cada cenário.
Dia após
dia, semana a semana, os líderes precisam avaliar o cenário para definir as
ações e, sempre, ter a humildade de aceitar as limitações existentes e a força
para superar essas limitações.
A equipe,
sempre que possível, precisa estar a par de toda a estratégia e do cenário que
a empresa visualiza. Quando você compartilha isto com sua equipe, ela se sente realmente
parte da empresa, ciente do que estão fazendo e porquê o fazem.
Ainda mais
importante é discutir com a equipe o mercado e pensarem juntos nas
possibilidades de contornar uma crise ou melhor aproveitar um período de alta.
A equipe é
a porta para o sucesso. São eles, corretores, analistas, gerentes, trainees,
que fazem acontecer. Atrair as pessoas certas é missão de um líder que
realmente almeja grandes e duradouros resultados.
Este reconhecimento
pode ser na hora de contratar alguém e na hora de promover. Mas os talentos também
precisam de desenvolvimento, logo, capacitar a equipe observando os pontos
fortes e fracos de cada um é imprescindível.
Uma equipe
multidisciplinar tende a se complementar. Por exemplo: uma equipe que possui corretor
de imóveis com habilidades para negociar imóveis usados, outro com boa
articulação para vender lançamentos, um profissional com perfil para atender
investidores de médio e grande poder aquisitivo, etc. Quando algum cliente
chegar até sua equipe, além da roleta de atendimento, pode-se observar estes critérios.
A imobiliária tende a ganhar mais com isso, os corretores tendem a converter
mais e, com isto, tendem a estarem mais motivados. Obviamente há de ser uma
regra justa e clara para todos. Por vezes pode-se utilizar uma roleta simples
de atendimento, porém o corretor especialista no cliente de seu colega pode dar
dicas e ajudar para que a venda ocorra, como uma equipe faz.
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