Abrir o próprio negócio é o momento mais esperado por um empreendedor. Atualmente, o mercado oferece várias opções de como já começar com o pé direito e, uma delas, é a abertura de uma franquia!
Fundar uma franquia pode ser uma ótima oportunidade de gerar altos lucros, porém, a escolha errada pode causar vários transtornos e prejuízos.
Esse processo de escolha envolve pesquisa, análise e coleta de informações sobre a marca. Veja a seguir algumas dicas de como evitar essas dores de cabeça e abrir a franquia certa.
Avalie a situação do mercado escolhido
É muito importante escolher um segmento do mercado que você já tenha familiaridade. Seja por já ter atuado no mesmo ou por ter feito cursos preparatórios, é essencial conhecer onde você irá atuar.
É preciso também analisar a situação do setor. Não significa, necessariamente, que determinada franquia que teve sucesso em uma região, terá a mesma aceitação em outra. Ou então, que algo que vendeu muito anos atrás está vendendo nas mesmas proporções atualmente.
Avalie a aceitação do produto, o grau de demanda e o nível de concorrência no local escolhido para implantar o empreendimento.
Pesquise pelas melhores oportunidades
A peça chave do processo para abrir uma franquia é pesquisar. Descubra o setor que mais tem a ver com seu estilo e faça uma boa análise sobre ele.
Selecione as marcas que mais agradam e vá em busca do máximo de informações possíveis. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado.
Além disso, analise com calma a proposta do franqueador antes de assinar a papelada. É fundamental conhecer todos os detalhes desse acordo e, assim, evitar surpresas desagradáveis.
Os principais fatores para ficar atento é no valor das taxas cobradas, a experiência e know-how da empresa nesse mercado, os treinamentos e suportes oferecidos, e o tempo de contrato.
Converse com franqueados
A melhor forma de se descobrir se a franquia é boa ou não, é indo direto naqueles que já fecharam contrato. Por isso, depois de decidir a marca, visite unidades e converse com franqueados do produto ou serviço.
Eles poderão te dar muito mais conhecimento sobre a franquia, o tempo de primeiro lucro, se o suporte é bom e muitos outros detalhes do dia a dia da franquia.
Além disso, também podem dar ótimas dicas para que você comece no mercado com o pé direito!
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