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ABF divulga o balanço consolidado de 2019

  • 13/04/2020

A Associação Brasileira de Franchising, responsável por promover o desenvolvimento de franqueadores, realiza variadas pesquisas sobre o crescimento do franchising no Brasil. Em março, a organização divulgou os dados mais atuais sobre o mercado, referentes ao crescimento das franquias em 2019.

Destaques do ano dos vão para: Casa e Construção, Serviços e Outros Negócios e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Estes foram os três segmentos que mais aumentaram o faturamento, em lucro líquido.

Casa e Construção arrecadou um total de R$ 11.019 milhões, nos 12 meses acumulados, o equivalente a 10% mais que o ano anterior. Enquanto o segmento de Serviços e Outros Negócios teve a alta de R$ 27.001 milhões, conseguindo a mesma porcentagem em crescimento (10%). Comunicação, Informática e Eletrônicos obteve o total de R$ 6.034 milhões, 8,3% a mais que em 2018.

Veja agora os destaque da pesquisa:


Crescimento constante

Em 2019, o setor de franquias arrecadou mais de R$ 186 bilhões. Um crescimento de 6,8% em comparação com o ano anterior.

Mesmo com o crescimento econômico moderado em todo o país, o setor apresentou consistência e estabilidade.

De acordo com a ABF, o resultado só foi atingido graças ao aumento de confiança do empresários, a crescente demanda por comunicação e a recuperação da construção civil.


Aumento do número de redes

Após a queda do número de redes atuantes em 2017, o mercado se recupera em ritmo leve.

Enquanto que 2018 teve um crescimento de 1,1%, no ano passado tivemos um aumento de 1,4%, o que correspondeu a um total de 2.918 marcas legalizadas em funcionamento.

Esta expansão se deve a quantidade de novas marcas dos segmentos de Alimentação e de Serviços e Outros Negócios.


Número de unidade também cresceu

Mesmo com uma queda na quantidade de redes atuando em 2017, o número de unidades em funcionamento sempre esteve em ampla expansão e isso não foi diferente em 2019.

O setor de franquias bateu as 160.958 mil unidades abertas, cerca de 4,7% a mais que o ano anterior.

O avanço neste caso se deve não só ao surgimento de novas redes, mas também ao desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Este desenvolvimento do formatos também foi influente no aumento do número de unidades por rede, ou seja, a quantidade de lojas de cada marca. 2019 apresentou o crescimento de 3,4% na média de unidades por rede.


Aumento da empregabilidade

Com mais redes em funcionamento e lojas abrindo, o setor de franchising foi fundamental para a geração de empregos diretos.

No ano passado um total de 1.358.139 bilhões de vagas preenchidas, um crescimento de 4,6% em comparação com 2018.


Projeções para 2020

As projeções da pesquisa foram feitas e divulgadas antes da declaração de calamidade no país. Com a recessão econômica causada pela pandemia mundial do novo coronavírus, esses dados devem ser revistos e recalculados.

É importante frisar que, para continuarmos avançando, será preciso inovar para acompanharmos as transformações do mundo.


Para acessar a pesquisa completa, acesse o site: https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/




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