Quais são os seus critérios para escolher o imóvel que vai
ser ofertado ao seu cliente?
Ser assertivo na hora de apresentar um imóvel é essencial, e
não basta encontrar o lugar perfeito e esperar que isto seja suficiente. Você
precisa ganhar a confiança do comprador e fazer com que ele lhe veja como uma
solução. Pensando nisso, separamos 5 perfis de clientes mais frequentes no dia
a dia, e vamos ensinar a você qual é a melhor forma de negociar com cada um
deles. Confira:
1 – Família
Antes de tudo, esteja ciente que para este cliente o bem
estar dos familiares é a coisa mais importante, e a opinião de todos envolvidos
vai influenciar no fechamento do negócio. Trabalhe seu lado emocional, sendo
atencioso e levando em consideração as necessidades de todos.
Na hora de procurar o imóvel ideal, priorize bairros seguros
e com uma boa infraestrutura de lazer que sirva para todos os moradores.
2 – Trabalho
Quando o foco principal do seu cliente é o trabalho você
precisa entender perfeitamente o tipo comercial do novo morador, uma vez que as
necessidades do profissional de cada área são diferentes.
Se o seu cliente trabalhar fora, pense na locomoção dele.
Descubra se possui carro ou se usa transporte público. Pergunte o que ele gosta
de fazer nos dias livres, se prefere um local mais calmo para descansar ou se
possui uma vida social mais ativa e prefere morar perto de restaurantes e
bares.
Para um cliente que trabalha em casa você pode procurar
imóveis com um quarto extra que sirva de escritório e também é interessante
focar na localização caso o novo morador receba clientes para reuniões. Se o profissional trabalhar como freelancer,
oferecer um imóvel próximo a cafés ou restaurantes pode ser um bom diferencial.
3 – Investidor
O mais importante para fechar negócio com este cliente é
passar confiança. O objetivo final dele é comprar um imóvel que gere lucro,
portanto esteja bem informado sobre o mercado e imóveis da região. Apresente
estatísticas e previsões de ganhos, seja claro, objetivo e se certifique de que
sua proposta vai gerar retorno e bons resultados.
4 – Informado
É possível que seu cliente chegue a você sabendo exatamente
o que quer, pois já passou por uma longa pesquisa. Nesse caso, o cliente terá
dificuldade para aceitar sua opinião se for diferente da dele, e terá
argumentos para tudo que você disser. É importante que você esteja bem informado
para não demonstrar insegurança na hora de negociar. Mesmo que você discorde do
que ele diz, você vai precisar ter um bom jogo de cintura fazendo-o se sentir o
“dono” da negociação. Deixe que ele expresse suas necessidades e ouça-o
atenciosamente, peça a opinião dele sempre que possível e tenha bons argumentos
para convencê-lo se for necessário.
5 – Desinformado
Ao contrário do perfil de cliente anterior, este aqui não
pesquisou nenhum imóvel e muitas vezes tem uma ideia vaga do que quer. Despejar
muitas informações em cima dele pode deixa-lo assustado, uma vez que ele pode
entender pouco ou nada sobre o mercado. Você vai precisar ter paciência para
explicar o processo de compra quantas vezes forem necessárias até que o cliente
se sinta seguro para fechar negócio. Seja atencioso, fale sobre os cuidados que
ele precisa ter na hora de buscar um imóvel e faça com que ele lhe veja como um
tutor. Um atendimento mais humano pode ser seu diferencial com este cliente.
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